CALIBRAÇÃO DO MODELO HIDROLÓGICO VIC E ELABORAÇÃO DA BASE DE DADOS DIF

 

Descrição Geral do Projecto

O Governo de Moçambique tem como principal agenda a redução da pobreza que afecta a maior parte da população do país. Os últimos estudos efectuados indicam que cerca de 54% da população vive em situação de pobreza extrema. Da análise feita à documentação diversa do governo, foram identificados cinco principais elementos da estratégia para a redução da pobreza para Mozambique: (1) aumento do investimento em educação; (2) crescimento económico sustentado; (3) adopção de medidas para aumentar a produtividade agrícola; (4) melhoria das infra-estruturas rurais; e (5) diminuição do número de dependentes por cada unidade familiar.

 

A Direcção Nacional para a Promoção do Desenvolvimento Rural (DNPDR) está a implementar uma iniciativa piloto “Projecto de Desenvolvimento de Pequenos Produtores Orientados para o Mercado no Vale do Zambeze”, também designado por “Projecto Smallholders”. Este projecto enquadra-se dentro dos elementos 3 e 5 da estratégia acima indicada. Para que a agricultura se torne instrumento da redução da pobreza é necessário o aumento da produtividade agrícola, promovendo o uso de insumos agrícolas modernos, tais como sementes de variedades melhoradas, fertilizantes e mecanização. A economia rural das comunidades moçambicanas é caracterizada por um padrão de grande dependência do rendimento familiar proveniente da agricultura de subsistência (cerca de metade da renda total), com o restante a ser obtido das vendas de produtos agrícolas e dos rendimentos do trabalho dependente.

 

Neste contexto o objectivo do desenvolvimento do projecto é aumentar a renda dos pequenos produtores em distritos seleccionados da região do Vale do Zambeze, no centro de Moçambique. O aumento da renda será alcançado não só pelo apoio directo a grupos de pequenos produtores e outros participantes da cadeia de comercialização, mas também através do reforço da capacidade a nível local para empreender e gerir a prestação de serviços no contexto da política de descentralização do GdM.

 

Dentro do Projecto Smallholders foi previsto a utilização de fundos do GEF para atender a questões ambientais, promovendo a adopção de medidas nos distritos, onde actua o projecto, que limitem a degradação da terra e melhorem a resiliência dos ecossistemas. É neste contexto, que foi promovido este projecto, onde se faz uma abordagem hidrológica na avaliação dos impactos da actividade agrícola na região, através da aplicação do modelo hidrológico VIC (Variable Infiltration Capacity). O VIC é um modelo hidrológico de macro-escala que na sua concepção valoriza como dados de entrada do modelo, o uso e cobertura da terra, bem como as características do solo.

 

O principal objectivo do estudo é avaliar os impactos que possam ocorrer no regime hidrológico devido a diferentes usos da terra na área em estudo. Para tal foram definidos três cenários de uso e cobertura da terra, que poderão resultar do desenvolvimento das actividades do projecto e de outros planos governamentais em carteira nos seis distritos.