EXPLORAÇÃO DO MODELO

 

EXPLORAÇÃO DO MODELO

 

A exploração dos resultados do modelo VIC após a sua calibração foi feita em três etapas principais. Numa primeira fase procedeu-se à análise dos resultados para a situação de referência, isto é para o uso e coberto actual do solo. Foram analisadas as séries mensais de caudais obtidas para várias secções da área de estudo, as séries temporais da precipitação, evapotranspiração, escoamento total e água no solo.

 

Numa segunda etapa procurou-se perceber melhor qual o papel da floresta densa decídua, da agricultura, das áreas arbustivas e do matagal no regime hidrológico do Baixo Zambeze.

 

Por fim foram identificados dois cenários de uso e coberto vegetal onde uma fracção da área florestal é convertida em agricultura, áreas arbustivas e em matagal. Foi ainda identificado um terceiro cenário que procura representar a ocupação vegetal de há 10 anos atrás do Baixo Zambeze, onde a floresta densa decídua era classe predominante. O regime hidrológico correspondente a estes três cenários foi comparado com o regime hidrológico correspondente ao uso e coberto actual da terra.

 

ANÁLISE DO REGIME HIDROLÓGICO PARA A SITUAÇÃO DE REFERÊNCIA

Os modelos VIC e ROUT permitem uma análise do regime hidrológico ao nível dos principais elementos do balanço de água (precipitação, evapotranspiração, escoamento gerado e água no solo) e ao nível dos caudais em determinadas secções.

 

Nas Figuras seguintes apresentam-se as séries temporais simuladas das principais componentes do balanço de água na célula 107 (Morrumbala).

 

Séries mensais simuladas da evapotranspiração e escoamento na célula 107 (Distrito de Morrumbala) 

 

Série mensal simulada da água no solo na célula 107 (Distrito de Morrumbala) 

O regime hidrológico simulado reflecte bem as diferenças observadas quer ao nível da precipitação quer ao nível do uso e cobertura da terra.

 

Nas Figuras apresentam-se os valores anuais da precipitação, evapotranspiração e do escoamento total para os anos de 2007 e 2010. Estas ilustram bem as diferenças espaciais no regime hidrológico do Baixo Zambeze.

 

PRECIPITAÇÃO 2007  PRECIPITAÇÃO 2010
Valores anuais simulados da precipitação em 2007  Valores anuais simulados da precipitação em 2010

EVAPOTRANSPIRAÇÃO 2007

EVAPOTRANSPIRAÇÃO 2010
Valores anuais simulados da evapotranspiração 2007 Valores anuais simulados da evapotranspiração em 2010

ESCOAMENTO TOTAL 2007
 

ESCOAMENTO TOTAL 2010
Valores anuais simulados do escoamento em 2007 Valores anuais simulados do escoamento em 2010